Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Quer perder peso? Acelere o metabolismo!


Por Fernanda Silva

Mesmo com muito empenho e dedicação, algumas pessoas não conseguem emagrecer quase nada, mesmo praticando exercícios físicos e seguindo uma dieta balanceada. Uma das explicações para isto é o metabolismo, ou seja, o modo como o seu organismo transforma as calorias ingeridas em energia. Aqueles que têm metabolismo lento, além de ter mais dificuldades para queimar gorduras, podem ter problemas no sono, falta de concentração, e também sentir uma fadiga excessiva.

O ideal, portanto, é que sejam feitas de seis a oito refeições por dia, sendo as principais o café da manhã, o almoço e o jantar. As intermediárias devem ser compostas por lanches mais leves. Outras sugestões importantes são: não pular as refeições e, muito menos, eliminar o carboidrato da dieta. “Mesmo quem quer acelerar o metabolismo e emagrecer, deve comer carboidrato para evitar o catabolismo muscular - processo que altera e diminui os níveis de energia do organismo”, fala Mariana. “O ideal é priorizar o carboidrato nas refeições pré e pós-treino e controlar nas outras”, acrescenta a nutricionista.

Corra!
Outra forma de acelerar o metabolismo e perder os quilos desejados é praticar atividades físicas com regularidade. “Dessa maneira o metabolismo trabalha acelerado e, quando terminamos a atividade, devido à intensidade e nível de esforço, o organismo desacelera um pouco, mas ainda continua metabolizando de forma regular e por mais tempo”, explica Leandro Sandoval, diretor técnico da Life Training Assessoria Esportiva.

E é nessa hora que entra a corrida, “uma atividade na qual o gasto calórico pode chegar a 100 calorias queimadas a cada 10 minutos, dependendo de cada organismo”, como afirma Sandoval. Além disso, o ganho de massa muscular é essencial para que haja essa aceleração. Por isso, a musculação deve ser aliada à corrida. “Como a musculação trabalha as fibras musculares, esses grupos envolvidos no exercício passarão a ficar ativos por mais tempo, mantendo o metabolismo acelerado, facilitando à queima calórica durante um maior período do dia”, completa.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Em busca do peso ideal

O emagrecimento é um “exercício” diário que se pratica assim como se faz uma atividade física. Confira cinco regras essenciais para não sofrer mais com a balança


Beber água não emagrece, mas...
A água não ajuda a emagrecer nem deve ser substituta de qualquer refeição, pois não irá fornecer a energia e os nutrientes necessários para o organismo. No entanto, “a água é fundamental para que inúmeras funções do nosso corpo ocorram de maneira adequada. É importante que haja um consumo hídrico de oito a dez copos por dia. O consumo de água ajuda a eliminar toxinas do organismo e isso é importante na fase de perda de peso”, esclarece a nutricionista Patrícia Bertolucci.

Alimentação a cada 3 horas
O fracionamento é importante para a manutenção ou perda de peso, além de fazer com que o organismo trabalhe de maneira adequada. Por isso, é fundamental que sejam realizadas de cinco a seis refeições por dia, sendo três grandes (desjejum, almoço e jantar) e lanches intermediários. “Isso manterá a taxa metabólica e favorecerá a perda de peso, além de evitar exageros na próxima refeição”, afirma a nutricionista Priscila di Ciero.

Excluir carboidratos?
O carboidrato é o responsável por fornecer energia para realizar todas as atividades diárias. Tem também função anticoagulante, lubrificante, estrutural e antigênica (atuando na ativação do sistema imunológico).

“As dietas que restringem carboidratos surgiram a partir do princípio de que o carboidrato estimula a insulina, e esse hormônio anabólico impede a perda de peso. No início há uma perda de peso, mas com o tempo surge a dificuldade de manter uma dieta sem carboidratos. Ao voltar a consumi-lo, a pessoa ganha peso, pois esse carboidrato consumido, em vez de ser utilizado como fonte de
energia, será convertido em gordura”, alerta Patrícia Bertolucci.

Não “pule” refeições
Engana-se quem acredita na fórmula de que “pular” uma refeição por dia emagrece. Pelo contrário, cortar refeições, além de não auxiliar no processo de perda de peso, pode desequilibrar o metabolismo. “O fracionamento das refeições é muito importante para manter o bom funcionamento do organismo e pode ajudar a emagrecer, pois auxilia a controlar a saciedade e faz com que a fome não seja acumulada para a próxima refeição. Se o organismo fica muito tempo em jejum, o metabolismo diminui e o armazenamento de gordura acontece com mais facilidade”, aconselha a nutricionista Ana Paula de Souza.

Corra, pratique esportes!
O exercício físico tem papel coadjuvante no tratamento da obesidade, pois o gasto calórico proveniente da atividade física se mostra como grande aliado na perda de massa corporal. Patrícia Bertolucci completa: “O exercício físico favorece a resistência muscular localizada, o aumento da capacidade aeróbica e a diminuição da massa e da porcentagem de gordura corporal. A atividade física resulta na preservação da massa magra e diminuição de gordura, sendo que, durante um programa de perda de peso, somente com dieta sem exercício o resultado é perda de menos gordura e diminuição de musculatura”.