Por David Homsi | 17/02/2012 - Atualizada às 17:13
Em cursos, palestras e no meu dia a dia de clínica me deparo com vários (as) atletas que ainda correm sem qualquer tipo de orientação, ou seja, um prato cheio para que a corrida se torne um vilão na prática esportiva. Explico o porquê.
Quando o atleta treina por conta própria, seguindo planilha do amigo ou de meios de comunicação, faz um treino genérico, ou seja, para que qualquer pessoa possa seguí-lo. Com isso, lesões podem aparecer e o rendimento no treino e em competições será mais difícil de ser alcançado.
Treinos “genéricos” não têm as chamadas periodizações, ou seja, macrociclo (ano de treinamento), microciclo (semana de treinamento) e mesociclo (período de competição e regenerativo). Tudo isso é feito com base nas características do atleta, de acordo com o VO2 individual de cada atleta e principalmente com a META e OBJETIVOS de cada um.
Na hora de escolher com quem treinar fique atento aos profissionais qualificados, que tenham um histórico de treinamento e competições, além professores que possuem experiência in loco com o esporte.
Agora, que tal deixar a Internet e meios de comunicação de lado e procurar um treinador?