Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CORRIDA e CAMINHADA: UMA DUPLA INFALÍVEL

A caminhada tem sido muito utilizada nos treinos de corrida. Entre os benifícios desse casamento estão o ganho de resistência e velocidade e, consequentemente, o aumento do desempenho do mesmo.
Caminhar é uma atividade mais tranquila e relaxante que a corrida. E é por isso mesmo que ela tem sido inserida nos treinos. Mas onde encontramos a caminhada nos treinos? No intervalo, aqueles treinos feitos com tiro de 400m, por exemplo. Depois do tiro o atleta necessita de um descanso de um a um minuto e meio. E é nesse período que entra a caminhada. "Durante esse intervalo, o atleta aproveita para se recuperar e relaxar. É o que chamamos de descanso ativo", explica o treinador Wanderlei de Oliveira.
Nesse descanso ativo, o atleta tem uma diminuição na frequencia cardíaca e também elimina o ácido lático,uma toxina produzida pelo organismo durante atividadede de maior velocidade . "O ácido lático tem a função de impedir que o atleta ultrapasse seus limites. Funciona como se fosse uma trava, evitando assim o estresse e possíveis lesões", diz Wanderlei.
A caminhada no meio do treino ajuda esse ácido diluir no sangue e prepara o corredor para o próximo tiro. Assim, o atleta terá um maior aproveitamento do seu corpo em seu próprio benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário